quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sondagem

Será que existe razão para incluir um corrida de toiros no cartaz das Gualterianas? Ainda neste mesmo ano, em Viana do Castelo, a autarquia proibiu a "festa brava" no concelho. E, ao contrário de Guimarães, Viana até possuí uma praça de toiros. Eu nunca assisti a nenhum espectáculo tauromático, nem pretendo, simplesmente não me encanta. Basta viajar pelo País, no Norte é só campos de futebol, de Santarém em diante qualquer vila tem uma praça de toiros. Por mim não se realizava, mas como sou democrata aceitava a decisão dos Vimaranenses. Por isso vamos fazer uma sondagem para que possamos ter uma ideia da opinião dos Vimaranenses.

15 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou a favor da tourada.
Em Guimarães e incluída no programa das Festas Gualterianas? Também.

Só não gosto é do cartaz que nos últimos anos tem vindo à nossa cidade. Bastinhas e Sónia Matias!!! Por favor, arranjem Toureiros que ponham a Praça de pé.

Viva a festa brava.

Administrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não. Não. Não e Não!

Tradição não é, nem pode ser utilizado como argumento, para uma coisa que alguns chamam de festa, mas onde ninguém convida os animais. Eles são obrigados a lá estarem para serem mortos, sem qualquer dignidade.
Mas pior do que isso é haver quem ainda consiga assistir a tudo e bater palmas de satisfação.


Nas touradas tenho apenas condescendência para com os forcados. Esses "lutam" cara a cara com o touro e nunca utilizam qualquer ferramenta que os magoe.

Rui Osório disse...

Mas até nisso não é justo,na altura dos forcados, o touro já foi massacrado pelo cavaleiro. Estando nessa fase em sofrimento e cheio de bandarilhas espetadas no corpo.

Mcnuno23 disse...

CONTRA. CONTRA. CONTRA.

Que tem a sua beleza, até tem.
Que tem a sua crueldade, em demasia.

Que se comece a tourear os touros sem os picar, usem ferros com ventosas, ou em vez de por ferros tentar por uma fita nos cornos.
Mas dp quero ver os forcados a irem pegar um touro sem este ter sido massacrado...

Mcnuno23 disse...

Além disso, o PC António Magalhães em assembleia tb disse k pro ano poderia acabar com as touradas. Por fim À tortura animal...

Anónimo disse...

Não há razão nenhuma e ponto final.

Nestas corridas, há interesses económicos dos organizadores e nem digo mais nada. Está á vista.

Quanto rende a bilheteira?

Luís disse...

Não há razão, nem há tradição.

Rui Osório disse...

Disse que poderia acabar, mas o que é certo é que marcará presença.

Anónimo disse...

Respeitando a opinião de todos, só vos queria perguntar se pensam na tortura que o animal que estão a comer sofreu até chegar em forma de naco de carne ao vosso prato?

Agora é só defensores dos direitos dos animais e todos os dias vê-mos seres humanos a morrer à fome e nada fazem nem se revoltam perante essa situação!!

Vimaranes disse...

Porque o mundo se quer civilizado. Porque a minha cidade se deve comportar como um símbolo da civilização. E porque na civilização não entra a barbárie e a tortura, sou naturalmente, contra qualquer tipo de tourada. E creio que Guimarães se deve envergonhar de pactuar com este tipo de espectáculo.

Rui Osório disse...

Acho que nos matadouros ninguém anda a tourear. E quem cria gado para tourear que o faça para alimentar a população, assim com mais criadores, pode ser que a carne fique mais barata.

João Paulo disse...

Sim ás touradas, desde que o toureiro tenha as mesmas arnmas de defesa que o touro...
Quando o toureiro for pra "lá" sem cavalo e sem capa e espada, aí sim, começo a gostar daquilo...
Hei touro, defende-te sempre que puderes, e quando for preciso mandar algum pró inferno, não penses duas vezes...

luis cirilo disse...

Sou completamente contra as touradas.
Considero-as como a glorificação do espectáculo da tortura e morte dos animais.
Acho uma vergonha que a cidade que vai ser Capital Europeia da Cultura em 2012 permita um número destes.
Ou será que os organizadores das Gualterianas consideram a tourada como um acto cultural que prestigia a cidade e o municipio ?
Se assim é a vergonha ainda consegue ser a dobrar.

Anónimo disse...

Enfim, aconselho V.Exas. a verem vídeos da peta e constatarem o que fazem aos animais para poderem comer o bifinho que tanto apreciam. Isso sim é morrer sem dignidade, confinado a um espaço em que não se podem mexer, alimentados toda a vida a rações e sem poderem sequer "saltar" para cima de uma vaca. Os tours de corrida vivem quase livremente, fartam-se de "saltar" em vacas porque lá as "sementes" dos bichos são bastante valiosas e por fim têm pelo menos a oportunidade de atacarem quem os quer matar (o que em Portugal nem sequer sucede na arena e isso sim é uma crueldade). Se tivessem que escolher, o que escolheriam?