segunda-feira, 29 de março de 2010

Limpar Portugal em Guimarães

"(...) Cerca de 2000 voluntários disseram sim e apoiaram a Câmara Municipal de Guimarães na associação à iniciativa “Limpar Portugal”, que mobilizou 47 funcionários, 16 camiões e 3 Retro escavadoras, e que se traduziu na recolha de 800 toneladas de resíduos posteriormente direccionadas para Aterro e Ecocentros.
É da mais elementar importância referir que cerca de 80% deste resíduos poderiam ter sido tratados e valorizados se tivessem sido correctamente depositados, não pesando sobremaneira ao erário público. Por isso, em nome dos que participaram e se preocupam na correcta separação e deposição dos lixos, a Câmara Municipal de Guimarães vem condenar todos os que de forma ilegal e irreflectida depositam lixo nos nossos bosques e florestas".

Penso que a população Vimaranense deveria tomar consciência destes números. 800 toneladas recolhidas num só dia, imaginem ainda o que ficou por recolher. Espero que esta iniciativa tenha servido para alertar as pessoas para as autênticas lixeiras a céu aberto que se encontram pelo concelho. Basta alguém deitar um frigorífico velho que começa logo a "crescer o monte". E então se a Câmara coloca aquelas placas de "proibido deitar lixo", a tentação ainda é maior.

Sem comentários: