quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Feira Afonsina (16 a 18 de Setembro de 2011)


Entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2011 decorre a primeira edição da Feira Afonsina, enquadrada na programação de Espaço Público de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães. O evento é um convite à memória das conquistas de D. Afonso Henriques, numa evocação da fundação do Reino de Portugal a partir do Castelo de Guimarães.

Um dos principais objectivos desta iniciativa passa pelo envolvimento de associações, grupos de teatro locais, residentes e comerciantes vimaranenses, desenvolvendo conceitos como o dressingcity, Feira Franca e trocas comerciais. O evento diferencia-se ainda pela introdução de uma vertente pedagógica, através de workshops, bancadas interactivas, stands de formação e outras acções direccionadas especificamente ao público infanto-juvenil.

A "Feira Afonsina" surge na sequência de momentos anteriores de recriação histórica, organizados há vários anos na cidade em parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e as associações do concelho. Em 2011, a iniciativa assume uma nova dinâmica artística e cultural e adiciona uma outra iniciativa, a “Doçaria no Convento”, mostra que irá estar aberta ao público nos claustros da Câmara Municipal.




Sem comentários: